YorkshAIre só no Brasil

Publicado em por Amandina Morbeck em Língua inglesa
Yorkshire / Pronúncia não é YorkshAIre.

Yorkshire terrier de pelo médio – Foto: Reprodução.

Outro dia, pedi comida chinesa e enquanto esperava o elevador no hall de serviço para descer e recebê-la na portaria, escutei uma garotinha que mora num dos apartamentos no meu andar dizer: “Ninguém pode bater no YorkshAIre”. Bom, na verdade ninguém deveria bater em nenhum ser vivo (animal ou humano), mas no caso ela defendia seu cachorrinho, da raça Yorkshire, que eu já havia visto várias vezes com ela no elevador – e cuja pronúncia aqui no Brasil é iorquishAIre (por isso grafei a palavra dessa forma, para enfatizar a pronúncia incorreta).

Por que será que só aqui no nosso país é dessa forma? Creio que porque “um dia, nos tempos imemoriais”, alguém achou, como a maioria dos brasileiros ainda acha, que todo “i” na língua inglesa era pronunciado como “ai” (e o que não tem esse som, tem do nosso “i” mesmo, mas não é bem assim).

E dane-se a busca pela pronúncia correta. Dicionário inglês/inglês, com fonemas, pra quê? Bom, no meu caso faço muito bom uso dos meus. Um deles, inclusive, mostra as pronúncias britânica e americana da mesma palavra e foi nele que chequei a pronúncia de yorkshire para não falar bobagem aqui.

Mas, então, como se fala esse bendito “i” nessa palavra? Nem “ai” nem “iiiiiii”, mas algo mais próximo de um “ê” bem curto. E detalhe: a sílaba tônica (forte, marcada) é a primeira, “york”, e não “shire” – ah, e não se esqueça que o “e” final não é pronunciado também. Sugestão: consulte um bom dicionário e confira o que compartilho agora com você.

Claro que virou lugar comum aqui no Brasil a pronúncia incorreta, mas se um dia você for falar com um nativo de língua inglesa por aqui ou ao viajar pro exterior, pronuncie corretamente para ser compreendido(a).

Bom, mas você não precisa acreditar em mim. (rs) Se tiver um(a) amigo(a) nativo de língua inglesa ou que conheça bem essa língua, cheque com ele(a), mas você também pode ouvir a pronúncia britânica aqui.

Para terminar, yorkshire não é apenas o nome de uma raça de cães, mas de uma região no norte da Inglaterra que merece ser visitada (clique aqui para saber mais). Se um dia você for até lá, comprove o que estou lhe contando. Se for assim mesmo, você me fala depois, ok?

E aí, o que você achou dessa dica?

———————————-

Você também pode gostar (clique no título para acessar):

Amandina Morbeck

banner - 30 dias de meditação numa selva na tailândia - e-book


Comentários – Facebook

Deixe seu comentário