Sou muito fã da Nike

Publicado em por Amandina Morbeck em Cotidiano, Saúde
Num dos treinos na Mantiqueira - Sou muito fã da Nike - Foto: Janaina Vieira.

Num dos treinos na Mantiqueira – Foto: Janaina Vieira.

Faz pouco mais de um ano que afirmo que sou muito fã da Nike. Nunca fui de me ligar em marca de tênis, mas quando comecei a treinar corrida para valer, com planilha e tudo, precisei me preocupar mais com calçados em busca de conforto e de durabilidade, pois meus treinos acontecem em estrada de terra, com relevo e solo irregulares na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. Antes de me mudar, treinei um pouco de corrida em São Paulo em parques, em esteiras e em ruas asfaltadas, mas não fui muito longe. Meus tênis eram das marcas Mizuno e Asics e foram eles, já gastos, que me acompanharam na mudança.

Com ambos no fim da linha e diante das exigências do novo terreno, que pedia solado e amortecimento diferentes, lá fui eu comprar dois novos pares. Por que dois? Porque, como nós, eles também precisam descansar – para recuperação do mecanismo de amortecimento e para secagem completa, pois os pés transpiram durante o exercício. Por isso, é importante ter pelo menos dois pares para revezamento – alguns afirmam que 6 horas são suficientes para que os tênis voltem à atividade, enquanto outros recomendam que o prazo mínimo é de 48 horas (como é o caso da Adidas). De qualquer forma, como treino praticamente todos os dias, dou um descanso entre 24 e 48 horas para os meus.

Nike Air Zoom Wildhorse 3 é um dos três modelos específicos para corrida em trilhas (trail running) - Sou muito fã da Nike - Foto: Divulgação.

Nike Air Zoom Wildhorse 3 é um dos três modelos específicos para corrida em trilhas (trail running) – Foto: Divulgação.

Apenas para ilustrar e você entender melhor o que vou escrever a seguir, gostaria de fazer uma rápida comparação: pense num carro com pneus para asfalto, outro com pneus para terra/lama e outro com pneus que podem ser usados em ambos (all terrain). Embora eu não seja atleta nem corra em trilhas, mas em estradas de terra, procurei por tênis mais apropriados para minha nova realidade, pois existem aqueles específicos para corridas em trilhas (trail running) geralmente montanhosas. Não encontrei nas lojas onde fui, então passei a observar o tipo de solado do que tinha disponível, pois aderência é fundamental para o tipo de terreno onde corremos. Acabei escolhendo dois modelos que, na comparação com os pneus, seriam all terrain – e ambos da Nike. Experimentando na loja, em meio a tantas marcas e modelos, foram os que me deram mais conforto.

Total de corrida e de caminhada que fiz em 2016 registrado pelo aplicativo Runtastic - Sou muito fã da Nike.

Total de corrida e de caminhada que fiz em 2016, registrado pelo aplicativo Runtastic.

Pois bem, 2016 passou e meu treino intensificou-se. Segui rigorosamente uma planilha e em alguns meses, por motivos diversos (chuva, muito frio, gripe etc.), o ritmo foi menor, mas no último dia do ano, quando fechei o aplicativo que uso durante as atividades (Runtastic), levei um susto: foram exatos 417,84 km de corrida (114 atividades) e 249,24 km de caminhada (94 atividades), num total de 667,08 km sem torções, sem bolhas, sem dedos doloridos. Os dois pares de tênis, embora ficando com os solados gastos de tanto amassar esse solo irregular da Mantiqueira, foram comprovadamente os melhores apoios que tive para conseguir realizar essa proeza. E aí chegou a hora de aposentá-los das corridas.

Nike Winflo 3 cinza e laranja - Sou muito fã da Nike - Foto: Divulgação.

Nike Winflo 3 cinza e laranja – Foto: Divulgação.

Esta semana, fui à Centauro em São José dos Campos (SP) e novamente cercada por tantas opções, experimentei vários modelos de marcas diferentes, mas realmente para mim não há como comparar o conforto que sinto com o que a Nike fabrica. Eu gostaria de ter encontrado o modelo Air Zoom Wildhorse 3 ou o Air Zoom Terra Kiger 3, que são específicos para trail running, mas eles não são vendidos no Brasil. Escolhi dois pares do Zoom Winflo 3 em cores diferentes: cinza com laranja (exatamente como esse da foto acima) e preto com verde. Já os estreei esta semana – uma corrida na terça-feira e outra hoje – e estão aprovadíssimos!

Primeiro treino com os novos Nike Zoom Winflo 3 na Mantiqueira - Sou muito fã da Nike - Foto: Amandina Morbeck.

Primeiro treino com os novos Nike Zoom Winflo 3 na Mantiqueira – Foto: Amandina Morbeck.

Neste 2017, minha intenção é correr bem mais do que no ano passado. Mesmo porque, a planilha que treinei era para chegar a 70 minutos correndo sem interrupção, mas no começo o tempo de treino variava muito, com aumento gradativo mas ainda com intervalos de um minuto até atingir o mínimo de 20 minutos sem parar. A partir daí, vieram as variações entre 25 até finalmente os 70 minutos. Este ano, uma nova planilha e um novo objetivo inicial: correr 10 km. Depois que eu atingi-lo, seguirei em frente com novos desafios. Assim, esses novos tênis serão realmente muito exigidos e espero que continuem me dando motivos para eu manter minha paixão pela Nike.

(Texto: Amandina Morbeck)

banner - 30 dias de meditação numa selva na tailândia - e-book

Leia também:
Meu kit de corrida na montanha
Morte súbita durante atividade física


Comentários – Facebook

Deixe seu comentário