O Diamante Negro que virou diamante negro

Publicado em por Amandina Morbeck em Cotidiano
Diamante negro

Nova embalagem do delicioso diamante negro – Foto: Divulgação.

(Este post foi originalmente publicado em 20/08/2004 em meu antigo blog, Blog da Aman.)

A maioria de nós, brasileiros, certamente conhece um dos chocolates mais populares em nosso país, fabricado pela Lacta: o Diamante Negro. O que a maioria talvez não saiba é sobre a origem de seu nome, inspirado no apelido dado pelo jornalista francês Raymondo Thourmagem a Leônidas da Silva (1913-2004). Impressionado com a destreza do jogador negro do São Paulo Futebol Clube, esse jornalista já o havia apelidado de homem-borracha por causa de sua elasticidade. 

Leônidas da Silva - o Diamante Negro.

Leônidas da Silva quando jovem – Foto: Reprodução.

Quem foi Leônidas da Silva

Criador da jogada “bicicleta”, foi artilheiro da seleção brasileira de 1938 com oito gols marcados (quatro numa única partida contra a Polônia), quando foi eleito o melhor jogador do mundial. Para muitos, sua destreza com a bola superava a de Pelé, considerado o melhor jogador do mundo por muitos anos. O problema é que no período em que Diamante Negro atuava os jogos não eram televisionados, por isso suas jogadas não foram perpetuadas nem sua habilidade pôde ser comparada.

Para homenageá-lo, em 1940 a Lacta lançou o chocolate de mesmo nome, pagou a ele dois contos de réis e nunca mais tocou no assunto. Desencanado, Leônidas da Silva deixou por isso mesmo. Mais tarde, tornou-se comentarista esportivo e atuou até 1974, quando foi obrigado a se aposentar por causa dos primeiros sintomas do mal de Alzheimer. A doença o foi debilitando aos poucos. Morreu aos 90 anos, em 2004, numa clínica paulista, esquecido pelos torcedores e ignorado pelos fãs do chocolate da Lacta. Seu apelido, porém, será eterno nesse produto delicioso e bem-sucedido, pelo menos enquanto a empresa continuar produzindo-o.

Para perpetuar a história do verdadeiro Diamante Negro, da próxima vez que você comprar esse chocolate, envie um pensamento carinhoso ao Leônidas e compartilhe essa história com seus amigos, principalmente se você for fã de futebol e admirar as jogadas de bicicleta nas partidas em todo o mundo.

Amandina Morbeck

banner - 30 dias de meditação numa selva na tailândia - e-book


Deixe seu comentário