L’Occitane, te amo!

Publicado em por Amandina Morbeck em Cotidiano
L'Occitane - logo.

Imagem: Divulgação.

L’Occitane, te amo! Já faz um bom tempo que lhe disse “sim” e juro que lhe serei fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença pelo resto dos meus dias. (rs)

Meu sabonete favorito no mundo todo: Duo, da L'Occitane - Foto: Divulgação.

Meu sabonete favorito no mundo todo – Foto: Divulgação.

Já tem uns anos que me apaixonei (ao primeiro produto) pela L’Occitane en Provence, que foi um leite corporal de Verbena, meu aroma favorito em tudo o que ela produz. Depois dele, quis experimentar outras coisas e a lista foi crescendo – perfume, sabonetes em barra, sabonete líquido para mãos, creme para mãos, xampu, condicionador etc.

Tudo o que tem manteiga de karité eu adoro e de sua incrível linha Imortelle, o creme Divine recebeu o prêmio Best Miracle Cream (em 2011), concedido pela publicação The Anti-Aging Beauty Bible (assista esse vídeo no YouTube) com base em testes e em testemunhos de usuárias. Mas confesso que esse ainda não experimentei para dar meu parecer.

Quando vou pro banho, principalmente depois de ter feito atividade física (corrida, cross fit, caminhada ou bicicleta) e antecipando o que me espera, brinco dizendo que vou, não tomar banho, mas vivenciar minha dose diária de contentamento. Sentir o perfume do meu amado sabonete Duo Welcome é muuuuito prazeroso. O xampu reparador é demais também!

OK, tem uma coisa que não gostei do que já experimentei: óleo de amêndoas para banho. Mas a questão é que não gosto de nenhum desses óleos para banho, independentemente da marca.

História da L’Occitane en Provence

A marca foi fundada pelo francês Olivier Baussan, em 1976, quando tinha apenas 23 anos e era estudante de literatura. Inspirado pelos perfumes naturais de sua amada Provença, comprou um alambique usado e um destilador a vapor e fez sua primeira produção: óleo de alecrim essencial puro. Ao colocar o produto para vender em mercados locais, ele sumiu rapidamente das prateleiras, agradando a todos que o adquiriram. E assim nasceu essa marca, que mantém seu foco em ingredientes naturais, valoriza os parceiros locais e hoje tem mais de duas mil lojas em mais de 80 países.

Depois de vender a maior parte das ações em 1990, tornando-se sócio minoritário, Baussan passou a ocupar o cargo de diretor artístico. Ele é responsável pelos desenhos das embalagens vintage, que faz de forma artesanal, utilizando gesso. Em 2009, recebeu a medalha de honra ao mérito da agricultura, entregue pelo ministro da agricultura francês Michel Barnier; em fevereiro de 2011, foi homenageado pela revista Vanity Fair (Hall of Fame) por seu trabalho filantrópico.

O nome que escolheu para batizar sua marca vem de Occitane (Occitânia, em português), uma porção localizada no sul da França (onde fica Provença e a zona mediterrânea do país), ao norte da Espanha e a noroeste da Itália. É considerada uma nação sem Estado, administrada pela França, com sistema linguístico próprio, o occitano, mantido vivo por gerações mais antigas.

Localização da Occitânia no mapa - Arte: Reprodução/Thasiloron.

Localização da Occitânia no mapa – Reprodução/Thasiloron.

Além da qualidade do que fabrica, a L’Occitane também realiza projetos sociais, como apoio a deficientes visuais e emancipação econômica das mulheres de Burkina Faso, que são as que fabricam a manteiga de karité utilizada em seus produtos.

Visita à fábrica, ao museu e à loja no local

Fábrica da L'Occitane em Manosque, França - Foto: Divulgação.

Fábrica da L’Occitane em Provence em Manosque, França – Foto: Divulgação.

Para quem ama a L’Occitane, como eu, que tal conhecer a fábrica, onde também ficam o museu e a loja que oferece desconto aos visitantes? Ela fica na cidade francesa de Manosque, na Provença.

Para reservas
Departamento de Informações Turísticas de Manosque – Fone: 04 92 72 16 00
Departamento de Informações Turísticas de Gréoux-les-Bains – Fone: 04 92 78 01 08

Como chegar
Pela estrada A51 Zona Industrial Saint Maurice – Manosque – 50 km ao norte de Aix-en-Provence.

Para saber mais sobre a marca, clique aqui.

(Texto: Amandina Morbeck)

banner - 30 dias de meditação numa selva na tailândia - e-book


Facebook Comments

Deixe seu comentário